Literacia financeira – responsabilidade da escola



Do conceito de literacia faz parte o domínio dos códigos e das ferramentas do mundo actual. O currículo escolar deve facultar aos indivíduos as condições necessárias à realização de escolhas e à tomada de decisões informadas e conscientes ao longo da vida. Nomeadamente, deverá proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem que promovam o seu desenvolvimento enquanto:
- indivíduos
- membros da sociedade
- agentes com impacto sobre a economia e o ambiente.


A literacia financeira compreende três vertentes que poderão resumir-se da seguinte forma:
- Compreensão e conhecimentos financeiros – trata-se de ajudar os alunos a compreender os conceitos de dinheiro e riqueza; como se cria e como circula para fazer funcionar a economia.
- Competência financeira – trata-se de desenvolver o saber-fazer necessário a uma gestão eficiente do dinheiro, à identificação dos problemas conexos e à tomada de decisões competentes. A educação financeira é também um elemento essencial do empreendedorismo.
- Responsabilidade financeira – trata-se de avaliar e ponderar o impacto que o dinheiro e as decisões financeiras têm sobre os outros.